terça-feira, 29 de maio de 2012

O mito do cardio antes do café da manhã


Você de certeza já ouviu que para maximizar a perda da barriga e de peso em geral, deve fazer cardio de barriga vazia logo pela manhã. A razão indicada para isto é uma prolongada ausência de comida dá origem a uma redução da circulação do açúcar sanguíneo causando os níveis de carboidratos do organismo para atingirem mínimos. Isto em teoria significaria que o corpo não tem alternativa senão queimar gordura armazenada.

Assim, devido a este pensamento, esta estratégia tornou-se popular entre os fisiculturistas e atletas que desejam melhorar o condicionamento muscular, afinal quem não quer maximizar os seus níveis de perda de gordura e ganho de condicionamento muscular, com o mesmo esforço.

Ora a ciência mostrou-nos recentemente que isto é um erro e que pode custar caro.
Pesquisas mostram que o cardio em jejum pode levar a uma maior utilização de gordura no exercício.

Infelizmente este tipo de exercício conduz não só a uma baixa do seu metabolismo, como a uma performance fraca no treino. Assim, na realidade você se irá sacrificar para acabar no mesmo local.
O estudo foi o seguinte: compararam sujeitos que tomavam café da manhã e faziam cardio, com os que não faziam. O cardio era a 50% da sua capacidade cardíaca, uma intensidade que equivale a caminhada, e descobriram que não havia diferença entre a gordura queimada.
Porém ainda mais importante que isso é que depois do treino, aqueles que tinham comido antes, tiveram ganhos de perda de peso devido ao metabolismo que continuou alto.
Já para não falar do treino em si mesmo. Já alguma vez tentou fazer corrida de alta intensidade de barriga vazia? É muito duro e certamente não aguentará mais que alguns minutos. Saiba agora que todo esse esforço não conta para nada e só dificultará o seu objetivo de perda de gordura.
Então que deve você comer antes do cardio? Como é óbvio isto varia de pessoa para pessoa, mas para um treino normal, você deve ingerir proteínas e carboidratos em rácio de 1 g de proteína por cada 2 g de carboidratos.
Este é assim mais um dos mitos da academia que cai com a ajuda da ciência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário